sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Aventura VAMOS EM SINAIS divulgando LIBRAS pelo Brasil de bicicleta encerra Etapa Nordeste.

 

A segunda fase do projeto Vamos em Sinais, Nordeste, teve seu início no dia 4 de maio de 2010 e previsão de término para o dia 29 de Junho de 2010. Ainda em Recife-PE onde iniciou-se a pedalada, o grupo visitou diversas universidades e escolas onde aconteceram as oficinas de LIBRAS para os alunos, durante duas semanas.

De Recife-PE seguiram em direção a João Pessoa-PB onde passaram mais uma semana realizando oficinas, visitando instituições e dando entrevistas para rádio, jornal e televisão.

Seguiram então pelo litoral, pedalando pela areia, atravessando rios com ajuda de canoas, passando por aldeias indígenas, criação de camarão, campos eólicos, dunas, falésias, barras de rios e formosas baias. Neste trajeto o grupo não teve muitas oportunidades de realizar
oficinas por causa do cronograma da maré: precisavam pedalar enquanto a maré estivesse baixa para aproveitar a areia dura.

Nem por isso deixaram de cumprir os objetivos do projeto, hora ensinando LIBRAS para um grupo de professores em Baía da Traição, hora para um grupo de pescadores, hora para crianças surdas que nunca haviam tido contato com a Língua Brasileira de Sinais.

Passando por Pipa-RN, o grupo hospedou-se e trabalhou a LIBRAS com as crianças surdas da comunidade local por uma semana. Infelizmente, muitas vezes, não existem cursos ou pessoas com disponibilidade para levar o ensino da LIBRAS aonde estão os surdos, obrigando a família a mudar-se para os grandes centros urbanos onde há mais infra-estrutura para seus filhos.

Ainda em Pipa-RN a participante Luna decidiu retornar de carona para Recife com sua bicicleta e equipamentos. Diego e Raquel seguiram até Natal onde visitaram algumas instituições de surdos para conhecer a cultura local, divulgar o projeto e incentivar os surdos a desenvolverem seus próprios projetos para divulgar a LIBRAS pela região.

Até o momento, durante os 35 dias de viagem, foram aproximadamente 450Km pedalados por três estados, algum dinheiro gasto com balsas e um tubo de lubrificante usado para evitar o desgaste das peças por conta da água do mar que nem sempre foi possível evitar. Também alguns incontáveis tombos do Diego pelas estradas de areia fofa onde era impossível controlar a bicicleta. Nada grave.


Após o retorno a Recife-PE, o objetivo seria seguir pedalando até a Bahia, mas tiveram de parar na cidade de Sirinhaém-PE por causa das chuvas que assolaram o interior de Pernambuco e Alagoas. Sendo assim, ficou difícil encontrar escolas com disponibilidade para a realização das oficinas.  A dupla então pegou uma carona de caminhão que durou 5 dias até São Paulo-SP.

Logo a etapa nordeste chegou ao fim e o projeto esta em pausa até agosto, quando outra etapa terá início, com a possível participação de outras pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário