Metrô de São Paulo já conta com 49 telefones públicos para surdos

Os
usuários vem a cada dia constatando a iniciativa o Metrô de São Paulo
no sentido de oferecer acessibilidade aos portadores de deficiência,
assim como mobilidade reduzida e recentemente pessoas obesas.
Segundo a Assessoria de imprensa do órgao,o Metrô finalizou a
instalação de telefones públicos acessíveis às pessoas com deficiência
auditiva ou que utilizam cadeira de rodas em todas as estações. A
novidade é que, agora, os usuários surdos ou com dificuldade de fala
terão à disposição 49 equipamentos que lhes garantirão um modo de se
comunicarem de forma independente, por meio de uma ligação telefônica:
o equipamento é conhecido como TPS (telefone para surdos) .Também
foram fixados 49 aparelhos em altura adequada para atender às pessoas
em cadeira de rodas ou com baixa estatura. Assim, a Companhia completa
a implantação de telefones acessíveis em suas estações.
Além disso, 56 equipamentos - padrão - foram distribuídos pelas
quatro linhas metroviárias, atendendo a uma manifestação frequente dos
usuários. No total, há 154 novos telefones instalados nas áreas pagas
das estações.
A implantação de telefones públicos adaptados faz parte das
ações de acessibilidade do Metrô incluídas no Plano de Expansão da
Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos - STM, que prevê
que até 2010 todas as estações serão acessíveis aos usuários com
deficiência ou com mobilidade reduzida.
Telefone Especial
Os aparelhos telefônicos para surdos têm uma tecnologia
particular de operação: para o seu funcionamento é necessário que um
teclado esteja acoplado a um telefone padrão para completar as
ligações. O telefone especial permite que as pessoas surdas transmitam
e recebam informações por meio de mensagens de texto, que são
digitadas em um teclado alfanumérico e visualizadas em uma tela. A
transferência de dados acontece em tempo real, semelhante ao que ocorre
com e-mails. A vantagem desse sistema é que todas as mensagens são
enviadas por linha telefônica comum.
O usuário poderá comunicar-se por meio de uma ligação direta,
seja com pessoas que também possuam o equipamento, seja com empresas
que tenham implementado centrais de atendimento aos surdos como
bancos, companhias aéreas, empresas de alimentação e outros.
Ele também pode comunicar-se, com outro telefone fixo ou
celular: neste caso contará com auxílio de pessoa treinada para
atendê-lo, através da Central de Intermediação Surdo Ouvinte - CISO -
discando para o número 142. A telefonista recebe a chamada e, por meio
de um equipamento especial para intermediar a ligação, entra em
contato com o ouvinte para dar início à transmissão da mensagem.
Primeiro, a atendente da Central visualiza as mensagens no visor e as
lê para o ouvinte. A resposta do ouvinte é digitada pela atendente e
enviada imediatamente para o visor do Telefone para Surdos.
Na CPTM
A CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] também
dispõe de telefones para surdos-mudos em 59 estações, distribuídos nas
seis linhas do sistema:
Linha 7 - Rubi: Luz, Palmeiras/Barra Funda, Água Branca, Lapa,
Piqueri, Pirituba, Vila Clarice, Jaraguá, Francisco Morato e Jundiaí
Linha 8 - Diamante: Lapa, Presidente Altino, Comandante Sampaio.
Linha 9 - Esmeralda: Grajaú, Primavera - Interlagos,
Autódromo, Jurubatuba, Santo Amaro, Granja Julieta, Morumbi, Berrini,
Vila Olímpia, Cidade Jardim, Hebraica - Rebouças, Pinheiros, Cidade
Universitária, Villa Lobos - Jaguaré, Ceasa e Osasco.
Linha 10 - Turquesa: Mooca, Ipiranga, Tamanduateí, São
Caetano, Prefeito Saladino, Pref. Celso Daniel - Santo André, Mauá e
Rio Grande da Serra.
Linha 11 - Coral: Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Guaianazes,
Antônio Gianetti Neto, Poá, Suzano, Jundiapeba, Brás Cubas, Mogi das
Cruzes, Estudantes.
Linha 12 - Safira: Brás Engenheiro Goulart, USP Leste,
Comendador Ermelino, São Miguel Paulista, Jardim Helena - Vila Mara,
Itaim Paulista, Jardim Romano, Eng° Manoel Feio, Itaquaquecetuba,
Aracaré e Calmon Viana.
Planos do Metrô na Área de Acessibilidade
O Metrô está investindo cerca de R$ 90 milhões para implementar
melhorias nas estações, especialmente na Linha 1-Azul, a mais antiga
da rede metroviária, proporcionando assim, mais conforto, segurança e
autonomia a usuários com deficiência ou com mobilidade reduzida.
Dentre as melhorias a serem implementadas até dezembro de 2010, o
Metrô prevê: elevadores e plataformas elevatórias em todas as
estações, acessos sinalizados e livres de barreiras, calçadas
rebaixadas junto às faixas de travessia no entorno das estações e nos
terminais urbanos, sanitários públicos e operacionais acessíveis,
sistema de monitoramento para acompanhar o deslocamento dos usuários
durante a viagem, requalificação de dois mil empregados para
atendimento e auxílio ao usuário, além da adequação dos edifícios
administrativos, tornando-os acessíveis e possibilitando a contratação
de empregados com deficiência.
A Companhia do Metrô dá continuidade às obras para viabilizar a
montagem de 17 novos elevadores e 25 plataformas elevatórias nas
linhas 1-Azul e 2-Verde e também à reforma de sanitários públicos e
operacionais, implementação do piso tátil para facilitar o
deslocamento de pessoas com deficiência visual, adequação do
mobiliário das áreas públicas, da comunicação visual e da sinalização
tátil, informando sobre as facilidades existentes em cada uma das
estações.
Fonte: www.cptm.sp.gov.br
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