terça-feira, 11 de agosto de 2015



Como na comunidade de ouvintes, as comunidades surdas possuem sua cultura, ou seja, suas diferenças regionais em relação a hábitos alimentares, vestuários e situação socioeconômica e até algumas variações linguísticas regionais.
Cultura surda é o jeito de o sujeito surdo entender o mundo e de modificá-lo a fim de se torná-lo acessível e habitável ajustando-os com as suas percepções visuais, que contribuem para a definição das identidades surdas e das “almas” das comunidades surdas. Isto significa que abrange a língua, as ideias, as crenças, os costumes e os hábitos de povo surdo. A comunidade surda não é só de sujeitos surdos, há também sujeitos ouvintes (membros de família, intérpretes, professores, amigos e outros) que participam e compartilham os mesmos interesses em comuns em uma determinada localização.
Para estabelecer uma boa comunicação com uma pessoa surda é importante o claro e apropriado contato visual entre as pessoas. É uma necessidade, quando os surdos se comunicam. De fato, quando duas pessoas conversam em língua de sinais é considerado rude desviar o olhar e interromper o contato visual.
A comemoração do “Dia do Surdo”, acontece em muitos países, na maioria no mês de setembro com variação de dias. Aqui no Brasil comemoramos o Dia do Surdo em 26 de setembro, porque nesta data foi um marco histórico importante (Foi fundada a primeira escola de surdos no Brasil). Nesta data o povo surdo comemora com muito orgulho tendo sua cidadania reconhecida sem precisar se esconder embaixo de braços de sujeitos ouvintes. 
O dia do Surdo tem um significado simbólico muito importante. Ele representa o reconhecimento de todo um movimento que teve início há poucos anos no Brasil quando o Surdo passou a lutar pelo direito de ter sua língua e sua cultura reconhecidas como uma língua e uma cultura de um grupo minoritário e não de um grupo de “deficientes”.

Um comentário:

  1. Olá sou mãe de surdo e estou fazendo meu TCC com o tema: O processo de ensino aprendizagem na educação de crianças surdas nos anos iniciais,e a falta de preparo dos professores.

    ResponderExcluir