sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Procon implantará plataforma para atender pessoas com deficiência




                                         Foto: Divulgação


   O aplicativo, que foi desenvolvido por alagoanos  vem ganhando espaço no mercado, é um tradutor que converte automaticamente, conteúdos em português para Libras, seja ele digitado, falado ou até fotografado.O Procon de Alagoas será o primeiro órgão de defesa do consumidor do Brasil a ter a opção de tradução na língua de sinais em seu site, dando a oportunidade àqueles com deficiência auditiva à compreenderem as informações que o órgão publica online.
A prática inclusiva será inserida no site do órgão em breve. “Só falta mesmo a parte burocrática para que seja instalado, em breve teremos a opção de tradução em libras em nosso portal”, esclareceu a superintendente-Flávia Cavalcante que também  afirma: “Esses são apenas alguns dos projetos de capacitação e acessibilidade que serão implantados no Procon”.
E, além do aplicativo instalado no site, servidores de diferentes áreas do órgão participam essa semana do '1º Curso de Tradução Visual com Ênfase em Áudio-descrição: Imagens que Falam'. A capacitação visa à qualificação para melhor atender os consumidores com deficiência visual.

Lei de Inclusão foi aprovada em junho 2015
No dia 10 de junho desse ano, a Lei Brasileira de Inclusão foi aprovada. A legislação aprovada dá respaldo às pessoas com deficiência para exercerem seus direitos em diversas esferas sociais e inaugura um novo paradigma no país, o da inclusão,  em que a sociedade se prepara para receber e adaptar-se a pessoa com deficiência e não mais a pessoa com deficiência se adapta a uma sociedade que não está apta a recebê-la.
Entre as medidas previstas, estão o atendimento prioritário em órgãos públicos e auxílio e inclusão para quem tiver deficiência grave ou moderada e entrar no mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário