sábado, 8 de agosto de 2015

Do Silêncio à Música


Em Recife, um grupo de pessoas surdas se reuniam para conversar em esquinas e bancos da sua cidade, sonhando em um dia conseguir uma espaço exclusivo para esses momentos.
Fundou-se então a Associação de Surdos de Pernambuco (ASSPE), Local onde era usado não apenas para conversar, mas também, para atividades culturais.

Uma dessas atividades culturais é a banda Batuqueiros do Silêncio, essa banda veio trazendo um mobilização nova para a comunidade surda.

Essa ideia começou a partir de Irton Silva, 42 anos, também conhecido como Batman, ele conta que em abri de 2009, mesmo sem conhecer libras aceitou entrar no projeto, e levou a ideia de trabalhar com música. a principio a reação foi de negação, mais começou com as aulas de teoria musical e logo depois apresentou o metrônomo visual.

O metrônomo visual é um aparelho de madeira semelhante a uma extensão elétrica que funciona com diversas lâmpadas.  Cada lâmpada tem uma cor ou intensidade diferente, o que determina a intensidade da nota musical.

 Os músicos tocam ritmos tradicionais como maracatu utilizando alfaias e guiados pelas luzes e vibraçõesHoje, cerca de 1,5 mil surdos usam o espaço para ajudar a superar as adversidades do dia a dia. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário